13 de mai. de 2021

Como costurar calcinhas (Molde Grátis)

Esse tutorial é para costurar sua própria calcinha, mas principalmente sobre como usar e prender vários tipos de elásticos. 

Costurar sua própria calcinha é rápido e fácil. Você não precisa de muito tecido. Com imaginação, você pode ter uma gaveta cheia de calcinhas lindas, exclusivas e coloridas em pouco tempo. Além de poder confeccionar para revenda.



VOCÊ VAI PRECISAR DE:


ELÁSTICOS E TECIDO

Tecido com elastano: lycra, jersey, liganete, viscolycra. A quantidade dependerá do seu tamanho, mas geralmente cerca de 0,5 m será o suficiente. 

Elástico de 4-7 mm de largura, cerca de 1,5m até 2 m para cada calcinha. Eu costumo usar o elástico de pelúcia picot, tem um lado macio que o deixará confortável contra a pele. Também mostrarei como usar elástico dobrável e elástico regular.

Uma máquina de costura comum que pode costurar ponto reto, ponto zigue-zague e ponto zigue-zague de 3 pontos (opcional) é tudo que você precisa. Use agulha ponta bola para costurar jersey / elástico, pois a agulha de costura normal pode ser muito afiada e danificar o tecido ou pular ponto.



E, claro, um padrão. Existem muitos padrões de calcinhas grátis disponíveis na rede, aqui está um deles completamente gratuito:


Calcinha Cintura Tradicional -  (tamanho PP, P, M, G, GG, EXG)


Você também pode copiar o molde a partir de calcinhas que já possui. Corte a calcinha na costura e trace-a no papel. Em seguida, adicione 6 mm de margem de costura a todas as peças do molde.


CORTANDO O TECIDO



COLOCANDO PEÇAS DE PADRÃO

Para a maioria dos moldes, você terá três peças, frente, costas e virilha.

Dobre o tecido e coloque as peças do molde. Preste muita atenção a marca de fio de tecido. A calcinha acabada ficará torcida se o sentido de fio estiver errado.




Você normalmente terá 1 peça da frente, 1 peça das costas e 2 peças da virilha (uma é para o forro e outra para parte de fora).

Se o seu tecido for de lycra ou liganete, use jersey de algodão para o forro da virilha porque é mais adequado.

Transfira as marcações do padrão para o tecido. Você pode usar marcador de tecido, mas alguns pequenos recortes geralmente são suficientes.


PONTOS PARA LEMBRAR:

Você pode usar ponto reto para costurar a calcinha, mas prefiro usar ponto zigue-zague para manter a elasticidade do tecido. Ao usar pontos retos, às vezes os pontos podem 'estalar' quando o tecido é esticado.

Eu costumo definir meu ponto em zigue-zague em 2,5 de largura e 1,5-2 de comprimento.

Estique ligeiramente o tecido ao costurar, combinando as bordas. Você não precisa usar muitos pinos.


COSTURANDO A CALCINHA


Faça um "sanduíche" com a parte de trás entre duas peças de virilha. Preste atenção nas laterais do tecido. Os dois lados direitos da virilha devem ficar contra as costas. Segure as camadas com alfinetes para auxiliar.

Costure as camadas juntas usando pontos em zigue-zague (ou passe na overloque). Segure o tecido e estique-os levemente com os dedos para unir as bordas.

Enrole a peça de volta entre as duas peças da virilha, agora costure a parte da frente.

Prenda a peça da frente entre a peça da virilha e o forro da virilha, novamente prestando atenção nas laterais do tecido. Costure essas camadas como antes.


Vire a virilha do avesso. Voila! Todas as costuras da virilha estão escondidas dentro!


Costure as laterais da calcinha. É hora de costurar os elásticos!


COSTURANDO OS ELÁSTICOS: BORDA PICOT

O elástico de borda picot tem uma borda picotada e um lado reto. A borda do picot ficará muito bonita aparecendo um pouco ao redor da cintura e das aberturas das pernas. Alguns deles têm o lado de pelúcia para torná-lo confortável em contato com a pele.


Meça a cintura da calcinha e corte seu elástico cerca de 15-20% mais curto que a medida. Adicione 1cm de margem antes de cortar.


Você também pode medir o elástico colocando-o confortavelmente em volta da sua cintura.

Marque o ponto central do elástico com alfinete ou marcador de tecido, marque também o centro das costas e da frente da cintura.


Começando no centro das costas, coloque o elástico com a parte acetinada virada para do lado direito do tecido, alinhe a borda reta (não picotada) do elástico contra a borda do tecido. Alfinete o centro do elástico no centro da frente. Conforme a foto acima.


Costure o elástico em ponto zigue-zague, deixando-o o mais próximo possível da borda picotada.

Ao costurar elástico no tecido, você deve esticar SOMENTE o elástico e não o tecido.

Comece pelo centro das costas. Estique um pouco o elástico, coloque o polegar para baixo para prendê-lo no lugar e costure até o próximo alfinete. Repita até chegar ao centro das costas novamente.


Sobreponha a extremidade do elástico em 1 cm.

Se necessário, apare a margem da costura do tecido para reduzir o volume, como na imagem acima.


Vire o elástico para o lado avesso e faça o ponto alto do lado direito usando o ponto zigue-zague de 3 pontos. O número de ponto deve ser entre 4-5.

Estique ligeiramente o tecido ao costurar. Você não precisa usar nenhum alfinete nesta etapa. Não se esqueça de dar retrocesso no começo e no final da costura.

Se a sua máquina de costura não tiver zigue-zague de 3 pontos, o ponto zigue-zague comum ou outros pontos decorativos também podem ser usados.


Repita o procedimento para ambas as aberturas das pernas.

Ao costurar o elástico nas aberturas das pernas, comece na virilha.

Prenda a ponta do elástico em um ponto aleatório na virilha. Prenda o centro do elástico aproximadamente na metade da perna, como foi feito na cintura.


Sua calcinha acabou! Às vezes, o elástico fica um pouco esticado após a costura, mas vai assentar após a lavagem.

 

ELÁSTICO DOBRÁVEL:

O elástico dobrável tem um lado ligeiramente brilhante com uma linha dobrável no meio. A linha dobrável tornará mais fácil manter o elástico na mesma largura em ambos os lados do tecido. Ele vai criar um acabamento limpo e elegante para a calcinha.



COMO COSTURAR ELÁSTICO DOBRADO

Você irá cortar a medida como outros elásticos, fará a marcação como os outros elástico.

Começando no centro das costas, coloque o elástico do lado avesso do tecido, alinhe a borda do elástico

contra a borda do tecido.


Costure o elástico em ponto zigue-zague, mantendo os pontos em um dos lados da linha de dobra mais distante da borda do tecido. Estique levemente o elástico ao costurar.

Refile o tecido para não encavalar.

Dobre o elástico na linha de dobra e faça o ponto alto do lado direito usando o ponto zigue-zague ou 3 pontos.



ELÁSTICO REGULAR:



Elásticos regulares podem não parecer tão bonitos quanto elásticos de borda picot ou elásticos dobráveis, mas isso não significa que você não possa usá-los! Você também pode usar o método a seguir para costurar elásticos transparentes.


Corte o elástico na medida como feito anteriormente. Faça as mesmas marcações.

Começando no centro das costas, coloque o elástico do lado avesso do tecido, alinhe a borda do elástico

contra a borda do tecido.

Costure o elástico em ponto zigue-zague. Estique levemente o elástico ao costurar.

Vire o elástico para o lado avesso e faça o ponto alto do lado direito usando o ponto zigue-zague ou 3 pontos.


Fala o mesmo na região das pernas.


IDEIAS:

Costure pequenos enfeites na frente de calcinhas, laços minúsculos, cristais, botões.

Corte o molde em várias peças e use-as para misturar tecidos em diferentes cores ou estampas, rendas.


MOLDE AQUI.



Outros Comentários