Estes tecidos
pertencem ao grupo de estrutura com pêlos. Há uma rica variedade deste tipo de
tecido, podendo ser de fibras naturais ou artificiais. Podem ser veludos,
pelúcia, peles ou imitação de peles. Podem ter pêlo curto, com a superfície
aveludada, com pêlos com menos de 3mm; ou pêlo longo com superfície com pêlos
com mais de 3mm. Cada tipo deste tecido precisa de cuidados específicos. Os
veludos podem ser feitos de seda, de acetato e ou de raiom.
Risco e corte
Nos tecidos de pêlo
curto, você pode cortar com sentido do pêlo para cima, para obter um efeito de
cor mais viva, e com sentido do pêlo para baixo, para obter um tom mais opaco;Nos tecidos de pêlo
longo, corte sempre com o sentido do pêlo para baixo.Coloque as partes
do molde sempre sobre o lado avesso do tecido;Risque
cuidadosamente as partes do molde com giz e corte rigorosamente em cima da
linha riscada. Separe as partes e identifique todas do lado avesso para não
confundi-las.
Montagem
Antes de costurar,
prenda as partes com alfinetes ou alinhave;Mantenha as margens
de costura regulares;Costure apenas uma
vez, pois se a costura for desfeita, deixará marcas no tecido;Deve-se utilizar
uma agulha fina de ponta arredondada (ponta bola);As costuras devem
ser feitas de preferência seguindo o sentido do pêlo;Para os tecidos de
pêlo alto, deve-se tomar também o cuidado de regular a tensão da máquina e
aumentar o comprimento do ponto;Nos tecidos de pêlo
alto, elimina-se o excesso de volume nas margens de costura aparando o pêlo
neste local;Para os veludos,
recomenda-se o acabamento da bainha com debrum, podendo este ser uma tira de
tule. Em seguida vira-se a bainha e costura-se com um ponto invisível.
Passar a ferro
Para passar o
veludo de algodão a ferro, coloca-se uma pano tipo flanela ou sarja e por cima
deste outro tecido de algodão cru, e sobre este é que o ferro será passado;Para passar o
veludo de seda ou sintético, coloca-se o ferro com a base para cima e
desliza-se suavemente sobre este o avesso do veludo. Quando se tratar de abrir
costuras, dá-se com o ferro em temperatura baixa, ligeiras pancadinhas sobre a
costura, pelo lado avesso da peça;Tome cuidado para
que a temperatura do ferro esteja sempre baixa, pois temperaturas elevadas
podem derreter o veludo. Durante a montagem, passe a peça a ferro o menos
possível, e quando o fizer faça sempre pelo avesso;Da mesma forma,
passe os tecidos de pêlo alto pelo avesso, fazendo o mínimo de pressão para
evitar amassar o pêlo.Para abrir
costuras, utilize o bico do ferro ou apenas os dedos.
Tecidos lisos e transparentes
Risco e corte
Estenda o tecido
sobre uma superfície plana e lisa;Prenda as partes do
molde ao tecido com alfinetes finos ou corte as partes do molde em papel de
seda e una-as ao tecido por alinhavos, costurando papel e tecido juntos, para
que o tecido não deslize;Se for riscar o
tecido, faça-o sempre pelo lado avesso;Quando o molde
tiver partes de contorno bem definido, corta-se em papel de seda, já com as
margens, alinhavando em seguida estas peças ao tecido e recortando tudo junto;Ao costurar as
partes, deve-se manter o papel de seda, só retirando este após ter terminado de
unir as partes.
Montagem
Costure apenas uma
vez, pois os pontos depois de retirados deixam marcas no tecido. Para isso é
necessário alfinetar ou alinhavar sempre as partes antes de unir;Deve ser manuseado
com cuidado, pois amarrota, suja e desfia com facilidade.Para evitar que o
tecido escorregue ao costurar, coloque tiras de papel de seda entre o tecido e
o impelente;Ajuste o
comprimento e a tensão do ponto para evitar que o tecido franza com a costura.
A tensão deve ser reduzida e o ponto deve ser pequeno;Para evitar que o
tecido estique, prenda sempre as partes com alinhavos;Use agulha de
máquina fina de ponta arredondada;Os detalhes de
montagem nos tecidos transparentes devem ter acabamento perfeito, por serem
visíveis do lado direito. Nestes casos, pode-se recorrer a costuras francesas
ou debruadas;Os tecidos
transparentes podem ser arrematados com uma simples bainha virada. Nos tecidos
mais maleáveis, pode-se aplicar uma bainha em rolinho. Estas bainhas podem ser
feitas à mão ou à máquina, com o auxílio de um pé calcador-embainhador.
Passar a ferro
Passe a seco, pois
a água pode manchar o tecido;A tábua de passar
deve ser coberta com um tecido macio e a temperatura do ferro deve ser sempre
baixa;O ferro só deve
entrar em contato direto com o tecido quando for necessário. Utilize um tecido
de algodão para proteger enquanto passa. Para abrir as costuras deve-se usar
apenas a bico do ferro, sem pressionar;Antes de passar,
faça um teste num pequeno retalho, para saber se o tecido tem a tendência a
encolher ou franzir ao ser passado;
Tecidos com elastano
Atualmente a
Indústria Têxtil tem produzido tecidos finos como crepes, veludos e rendas com
fios de elastano, para dar mais aderência e conforto às roupas mais
sofisticadas. Porém, a utilização destes tecidos é bem mais difícil. São
precisos alguns cuidados no corte e na montagem das peças feitas com tecidos
que contenham fios de elastano.
Risco e corte
Estenda o tecido
sobre uma superfície plana e lisa, com cuidado para não esticá-lo;Prenda as partes do
molde ao tecido com alfinetes finos, pois os alfinetes mais grossos podem
romper os fios de elastano e deixar marcas no tecido;Se o tecido tiver a
tendência a deslizar, corte as partes do molde em papel de seda como já foi
explicado acima;Se for riscar o
tecido, faça-o sempre pelo lado avesso;
Montagem
Para evitar que as
costuras arrebentem, utilize linha adequada ao tipo de fibra do tecido e agulha
fina de ponta arredondada;Nos locais onde a
elasticidade não for conveniente (como nos ombros, por exemplo), costure uma
fita de tecido como reforço;Para que as partes
não estiquem ao serem costuradas, alinhave antes e se for preciso, faça pontos
de fixação em locais estratégicos;
Passar a ferro
Manuseie suavemente
o tecido, para evitar que este se distenda ou deforme;Para evitar que as
margens das costuras deixem marcas do lado direito, coloque tiras de papel por
baixo destas;Use ferro com
temperatura baixa.
Tecidos com fios metálicos
Os tecidos para
noite ganham um glamour a mais quando têm em sua trama fios metálicos, o que
lhes confere brilho e um aspecto luxuoso. Estes fios metálicos são geralmente
muito frágeis e é preciso atenção para não danifica-los.
Risco e corte
Estenda o tecido
sobre uma superfície plana e lisa;Ao cortar o tecido
tenha cuidado para não puxar ou deformar os fios metálicos durante o corte;
Montagem
Costure apenas uma
vez, pois os pontos depois de desmanchados deixam marcas no tecido;Para evitar que os
fios metálicos se partam ao costurar, utilize uma agulha fina e por precaução,
verifique sempre se a sua ponta está em forma;Forre a peça para
evitar que os fios arranhem a pele.
Passar a ferro
Passe o a seco,
pois os fios metálicos perdem o brilho pela ação do vapor;Passe com o ferro
em temperatura sempre baixa.
Rendas
A renda é um tecido
de trama muito aberta, geralmente combina estrutura de enredamento e bordados
com ou sem relevo. As rendas podem ser leves ou pesadas.
Risco e corte
Corte a renda
procurando conservar todos os desenhos na mesma direção, de forma que haja uma
continuidade sem interrompê-los;O forro deve ser
cortado em primeiro lugar. Deve ser de uma cor harmoniosa com a renda e a
composição de sua fibra também tem que ser compatível com a renda que será
utilizada;Corte a renda de
acordo com o forro e transfira todas as marcações para o forro. Uma boa opção é
riscar as partes do molde em papel fino, prendendo o papel à renda com
alfinetes e cortar os dois juntos. Depois de cortadas as partes, retire o
papel;Risque
cuidadosamente as partes do molde com giz sobre o forro, cortando em cima da
linha riscada. Separe as partes e identifique todas do lado avesso do forro e
prenda com alfinetes as partes de renda e de forro correspondentes, para não
confundi-las.Da mesma maneira
que a renda leve deve ser cortada procurando conservar todos os desenhos na mesma
direção, de forma que haja uma continuidade sem interrompe-los. Os desenhos nas
costuras laterais e nos ombros devem ser harmoniosos;Todas as marcas de
costuras devem ser feitas pelo avesso da peça, através de alinhavos
Montagem
Para evitar que a
renda deslize ao costurar, coloque tiras de papel de seda entre o impelente e o
tecido;Use agulha de
máquina “ponta bola” nº 11 e de mão nº 10, bem fina e longa, se a renda for
fina. Se a renda for mais pesada, pode ser usada uma agulha mais grossa;Se for colocar
forro solto, todas as costuras feitas na renda devem ter acabamento perfeito.
Para isso, pode-se recorrer a costurar debruadas;Se a renda exigir
forro preso, este deve ter a função de entretela, de forma que a renda se uma a
ele, formando uma tela única. O forro deve ser preso à peça por meio de
alinhavo diagonal, sobre uma superfície plana;A bainha deve ser
feita com todo o cuidado, de forma a manter o desenho na posição certa. Nas
rendas pesadas, a barra pode ser recortada, aproveitando o contorno do desenho;Para bainhas em
renda pesada, recomenda-se uma bainha postiça. Para uma renda leve,
recomenda-se a bainha em rolinho ou a aplicação de uma tira para reforçar.
Pode-se ainda optar-se pela aplicação de uma renda decorativa como arremate da
bainha, costurada com ponto de luva ou zig-zag. Algumas rendas permitem que se
recorte o contorno dos motivos, sendo isso suficiente para o acabamento da
barra.
Passar a ferro
Proceda
cautelosamente ao passar peças com renda. A temperatura do ferro deve ser correspondente
à fibra;A renda deve ser
passada o menos possível, pelo avesso, protegida por um tecido;A tábua de passar
deve ser bem acolchoada, por causa da delicadeza da renda.
Relação Tecido, Agulha e Ponto
Para obter os melhores resultados, escolha sempre uma agulha de número e ponta adequados ao tecido. A agulha mais fina é de nº 9 e a mais grossa é de nº 18. Quanto mais leve o tecido, e mais fina a linha, mais fina deverá ser a agulha. Você deve ter em mente que cada máquina de costura tem o seu tipo específico de agulha, portanto, antes de colocar a agulha procure ter certeza de que esta é adequada à máquina. Existem também agulhas duplas ou triplas, para fazer costuras decorativas. Partes da agulha:
Tronco ou cabo: é a parte superior da agulha;
Lâmina ou haste: trata-se do corpo da agulha;
Concavidade: é a reentrância que há por trás do fundo da agulha. Serve para facilitar a passagem da linha;
Buraco ou fundo: está situado imediatamente acima da ponta;
Ponta: é a parte que penetra no tecido, formando a costura;
Fresado: é uma ranhura que há em um dos lados do tronco, para facilitar o desdize da linha, sendo portanto, o lado pelo qual a linha deve ser enfiada. Tipos de pontas:
ponta fina: utilizada mais freqüentemente, é a agulha “comum”. É indicada para todos os tipos de tecidos.
ponta arredondada: é especialmente indicada para costurar todos os tipos de malhas, pois não rompe os fios de elastano . Também pode ser utilizada em tecidos finos e delicados.
ponta facetada: esta agulha é indicada para costurar couro e materiais vinílicos. O quadro abaixo tem as indicações de agulhas, linhas e comprimento de pontos adequados aos vários tipos de tecidos:
Peso e tipo de tecido
Linha
Comprimento do ponto
Agulha
Tipo
Tamanho
Delicado – tule,
chiffon, renda fina, organza, veludo de seda.
Linha fina de poliéster, náilon ou
algodão.
1 – 1,5
2020
15 x 1
9
Leve – cambraia,
organdi, voal, tafetá, crepe, veludo de seda, plástico fino, cetim, seda
macia, palha de seda, shantung, brocado.
Poliéster misto com algodão
100% poliéster
Algodão mercerizado 50
Náilon “A”
Seda “A”
1 – 1,5
2020
15 x 1
11
Médio – algodão
leve, linho, madras, percal, pique, chitz de linho, faile, veludo cotelê
fino, veludo de algodão, casimira, vinil, tecidos de veludo, lã fina, sarja.
Poliéster misto com algodão
100% poliéster
Algodão mercerizado 60
Algodão 60
Seda “A”
1,5 – 2
2020
15 x 1
14
Médio-pesado – gabardine,
tweed, lona, linha ou algodão grosso, sarja de Nîmes, tecidos para casacos,
tecidos de cortinas, vinil, tecidos reforçados, algodão cotelê, tecido trama
fechada.
Poliéster misto com algodão
100% poliéster
Algodão mercerizado grosso
Algodão 40 a 60
1,5 – 2
2020
15 x 1
16
Pesado – tecidos
para sobretudo, tecidos de estofamento, lona grossa.
Poliéster misto com algodão
Algodão mercerizado grosso
Algodão 40
3 – 4
2020
15 x 1
18
Malhas e tecidos elásticos –malhas duplas,
malhas fechadas, spandex, tricô de náilon, tricô oleado, jérsei, pelúcia
aveludada, veludo tipo helanca.